sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A importância de uma boa comunicação empresarial



Referência: YouTube (18/11/2011 - 15h55)

Comunicação intra e interpessoal

Intrapessoal 
É aquela mensagem que circula no nosso interior, na nossa mente, sendo assim, os pensamentos. Estes pensamentos e a forma como iremos exprimir uma mensagem antecede a ação de falar, e, a maneira como processamos mentalmente uma informação influenciará a nossa interação com o outro. 

Interpessoal
É um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Sabemos que cada interlocutor (Pessoa que toma parte da conversação) troca informações baseadas em seu contexto cultural, vivências e emoções.
O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor,no caso o emissor é que toma a iniciativa do diálogo e o receptor é o que recebe a mensagem,ele tem que compreender a idéia que se quer passar pelo emissor.
Como esse exemplo dessa comunicação interpessoal, podemos citar a fala,mimíca, os computadores, a escrita, a língua, jornal, rádio, televisão. E como todo processo de comunicação, a sonoridade deve ser diminuída para melhor qualidade que o emissor possa dispor ao receptor de maneira clara e aberta para que se entenda a questão abordada. E assim uma vez que enviada a mensagem o receptor processa e segundo seus objetivos transforma em conhecimentos.
Vale ressaltar que na comunicação interpessoal é de suma importância que exista preocupação dos interlocutores para que as informações sejam processadas, o sucesso na comunicação não depende só de como é transmitida e sim como ela é aceita pois é válido lembrar que vivemos em uma sociedade de cultura diversificada e o que as vezes parece estar sendo óbvio não é.

Referência: Administradores ; Wikipédia ; Google Images (18/11/2011 - 15h40)

Comunicação não verbal

Comunicação através de símbolos gráficos
O uso da simbologia é uma forma de comunicação não verbal, por exemplo: sinalização, logotipos, ícones, são símbolos gráficos constituídos basicamente de formas, cores e tipografia. Através da combinação destes elementos gráficos é possível exprimir idéias e conceitos numa linguagem figurativa ou abstrata, o grau de conhecimento de cada pessoa é que determina qual a sua capacidade de interpretação entre a linguagem não verbal para uma linguagem verbalizada, falamos do uso dos símbolos (linguagem não verbal) e seus significados. As cores mais utilizadas neste processo são àquelas de maior contraste cromático, tais como: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, branco e preto, tanto isoladamente como combinadas entre si. Um exemplo, é o uso de amarelo e preto para comunicações na área de segurança rodoviária.
Comunicação gestual
É ela a responsável pela primeira impressão de uma pessoa. O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%.
Expressões faciais 
As expressões faciais são reveladoras das emoções e o seu estudo está inserido no campo da cinésica. Desde o trabalho pioneiro de Charles Darwin, cujo livro publicado em 1872, As Expressões das Emoções no Homem e nos Animais. Atualmente há muitos portais que tratam da análise das expressões faciais e suas relações com as emoções.

Referência: Wikipédia ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h30)

Tipos de comunicação

Comunicação superficial
É uma inteiração limitada, com trocas previsíveis sobre temas socialmente definidos e com limites preestabelecidos – culturalmente ou pelos grupos e indivíduos. São trocas de mensagens sobre assuntos específicos e que não expõem muito a intimidade de cada um, por exemplo sobre futebol ou fofocas de pessoas ou artistas, em reuniões sociais, festas, bate-papos. Fala-se animadamente, mas sem inteiração pessoal, sem revelar o eu profundo a não ser neste campo específico. São processos úteis de manutenção dos vínculos dentro de um grupo ou comunidade, mas que pouco revelam dos indivíduos, porque eles se escondem, não querem se expor ou o fazem somente em outros espaços mais restritos.
Comunicação autoritária
É uma troca ou inteiração dentro de um sistema fechado, onde se expressam relações de poder, de dominação. É uma troca desigual – em que um fala e o outro assente – baseada no poder económico, político, intelectual ou religioso. É uma fala onde quem tem algum poder procura dominar o outro, impor seus pontos de vista, controlar. O outro se transforma em "receptor", destinatário e só pode concordar com o emissor.


Referência: Wikipédia ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h25)

O processo de comunicação


É composto de três etapas subdivididas e, por definição, um meio de comunicação deve compreender todos os elementos desse processo:


Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. 
Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar. 
Codificador: é constituído pelo mecanismo pelo qual a mensagem é elaborada para que possa ser transmitida.

Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja comunicar. 
Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor. 
Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.

Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada. 
Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.
Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.
Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor, representa a volta da mensagem enviada pelo emissor (feedback).
Referência: Wikipédia ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h20)

Como se comunicar de forma correta

Procure evitar o famoso gerúndio, um vício de centrais de tele atendimento. Exemplo:“Eu vou estar verificando a informação”. O correto é: "Eu vou verificar a informação".
Sempre que a frase for concluída com um verbo usa-se a primeira pessoa do singular, quando não, usa-se o “mim”. Exemplo: “Tem muito trabalho para mim”. Ou se a palavra que conclui a frase não for um verbo pode-se dizer: “Há um conflito entre mim e a empresa”.
Algumas pessoas ainda confundem o uso das palavras mais e masMAIS significa soma, adição. Exemplo: “Por favor, pegue o relatório de hoje mais duas cópias e entregue ao diretor”. MAS é sinônimo de porém, entretanto. Exemplo: “Não posso ir ao trabalho hoje, mas,mandarei um substituto”.
Certas formas de falar possuem conotação pejorativa. Exemplo: "Neste estabelecimento aceitamos qualquer cartão de crédito". Neste caso a palavra “qualquer” causa a impressão de depreciação do referido cartão de crédito, como se o de um determinado cliente fosse melhor do que o de outro. Parece bobagem, mas algumas pessoas se ofendem com isso. O melhor seria dizer algo como: “Aceitamos todos os cartões de crédito”. Desta forma a frase muda de sentido, dá uma impressão de status.
Expressões repetitivas como: tá, tipo assim, aí né, ok também causam má impressão e tiram a objetividade da locução.
Evite também o pleonasmo. Expressões do tipo: subir para cima, entrar para dentro, etc.

Referência: Voxtopia ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h16)

Por que é importante?

No ambiente cada vez mais competitivo em que vivemos e viveremos, já não basta ser bom. É necessário parecer bom. Na vida e no trabalho, você precisa construir uma identidade consistente e visível suficiente, para "vender" uma imagem expressiva para todos aqueles dos quais seu sucesso e sua felicidade dependem. 



Referência: Livraria Saraiva ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h10)

O que é?


É o processo de transmitir a informacção e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efectivou.





Referência: Artigos ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h00)