sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como se comunicar de forma correta

Procure evitar o famoso gerúndio, um vício de centrais de tele atendimento. Exemplo:“Eu vou estar verificando a informação”. O correto é: "Eu vou verificar a informação".
Sempre que a frase for concluída com um verbo usa-se a primeira pessoa do singular, quando não, usa-se o “mim”. Exemplo: “Tem muito trabalho para mim”. Ou se a palavra que conclui a frase não for um verbo pode-se dizer: “Há um conflito entre mim e a empresa”.
Algumas pessoas ainda confundem o uso das palavras mais e masMAIS significa soma, adição. Exemplo: “Por favor, pegue o relatório de hoje mais duas cópias e entregue ao diretor”. MAS é sinônimo de porém, entretanto. Exemplo: “Não posso ir ao trabalho hoje, mas,mandarei um substituto”.
Certas formas de falar possuem conotação pejorativa. Exemplo: "Neste estabelecimento aceitamos qualquer cartão de crédito". Neste caso a palavra “qualquer” causa a impressão de depreciação do referido cartão de crédito, como se o de um determinado cliente fosse melhor do que o de outro. Parece bobagem, mas algumas pessoas se ofendem com isso. O melhor seria dizer algo como: “Aceitamos todos os cartões de crédito”. Desta forma a frase muda de sentido, dá uma impressão de status.
Expressões repetitivas como: tá, tipo assim, aí né, ok também causam má impressão e tiram a objetividade da locução.
Evite também o pleonasmo. Expressões do tipo: subir para cima, entrar para dentro, etc.

Referência: Voxtopia ; Google Imagens (18/11/2011 - 15h16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário